Símbolo da equipe FEB - Senta A Púa! de Airsoft

FEB - Senta A Púa!

Aliar
Modalidades: MilSim
Facebook:
Responsável: Jorge Luiz Vela
Visitas: 4624
Fundação: 01/08/2014
Cadastro: 31/08/2016
Redes sociais:

Compartilhe esta equipe


Localização

São José / SC - Brasil


Sobre a equipe


A Força Expedicionária Brasileira (conhecida também pela sigla FEB), foi uma força militar aeroterrestre constituída na sua totalidade por 25.834 homens e mulheres, que durante a Segunda Guerra Mundial foi responsável pela participação do Brasil ao lado dos Aliados na Campanha da Itália, em suas duas últimas fases — o rompimento da Linha Gótica e a Ofensiva Aliada final naquela frente. Tal força (incluídos todos rodízios e substituições) era formada por uma divisão de infantaria completa (também batizada como 1ª DIE, 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária), uma esquadrilha de reconhecimento, e um esquadrão de caças. Seu lema de campanha "A cobra está fumando", era uma alusão irônica ao que se afirmava à época de sua formação, que seria "Mais fácil uma cobra fumar cachimbo do que o Brasil participar da guerra na Europa".[1]

Senta a Pua! é o símbolo e grito de guerra do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa) da Força Aérea Brasileira que atuou na Segunda Guerra Mundial. Semelhantemente ao "Tally-ho" britânico ou ao "À la chasse" francês, o grito "Senta a púa", antes do uso militar, era expressão cotidiana.

O 1° Ten. Av. Firmino Ayres de Araújo, da Base Aérea de Salvador já empregava a expressão no sentido de apressar alguém. Vindo da mesma base, o Ten. Av. Rui Barbosa Moreira Lima introduziu a expressão no cotidiano do 1º GAvCa. Só depois do treinamento, rumo ao Teatro Europeu que o Cap. Av. Fortunato Câmara de Oliveira desenhou o símbolo (cuja face da avestruz remete às feições do 2º Tenente Aviador Pedro de Lima Mendes). Daí o grupo deu-se identidade e a expressão passou a ganhar força, como nas palavras de Austragésilo de Athayde: "Sentar a Pua: lançar-se contra o inimigo com decisão, golpe de vista e vontade de aniquilá-lo. Quem vai sentar a púa não tergiversa. Arremete de ferro em brasa e verruma o bruto".

Em combate, a expressão era utilizada para confirmar uma ordem de ataque, dada a distinção das palavras: Um piloto reporta ao líder "avistei um alvo" - ao que a resposta esperada seria: "senta a púa!".



Operadores


  • Jorge Luiz Vela - Responsável pela equipe

Aliados


Esta equipe não possui equipes aliadas.

  • Reportar
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Veja mais equipes de Santa Catarina

Dicas e Anúncios

Anúncio
  • Nossas redes sociais:

Eventos Airsoft Brasil é um site de divulgação do esporte Airsoft. Divulgamos campos, equipes, eventos e muito mais sobre Airsoft no Brasil. Todo nosso conteúdo é de autoria dos responsáveis pelas equipes, eventos, campos e etc. Não nos responsabilizamos por qualquer direito violado, mas se você acha que algum conteúdo viola seus direitos de propriedade intelectual, entre em contato conosco.